17/03/2021

"Governo do Estado cogita não reabrir o IML de Santos", revela Tenente Coimbra

“O Governo do Estado cogita não reabrir o IML de Santos”, revela o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), após receber informação sobre o futuro do Instituto. “Isso é muito grave, pois continuará obrigando os moradores que necessitam do serviço a se deslocarem para o IML de Praia Grande”, criticou.

O Instituto Médico Legal de Santos completou neste mês 1 ano de fechamento. A justificativa foi a de que o local estava com a estrutura comprometida após as fortes chuvas que atingiram a região em março do ano passado. Contudo, doze meses depois, ainda não há qualquer previsão de reabertura ou posicionamento do Governo Estadual.

O parlamentar pontua que os problemas no local vão além da estrutura do prédio. “Está claro que a questão estrutural não é o motivo do fechamento, são interesses políticos. O IML não está apenas com sua estrutura comprometida, mas com os seus equipamentos ultrapassados e não há profissionais suficientes, pois há muitos anos não é realizado concurso público algum. Além disso, os que estão trabalhando hoje vivem sobrecarregados, exercendo funções para as quais não foram empossados e com salários defasados”, alertou Coimbra.

Ainda no ano passado, o deputado recorreu ao Ministério Público de Santos, denunciando toda a situação. A ação aguarda uma resposta. “É inadmissível que o Instituto ainda esteja fechado por falta de planejamento e gestão do Governo do Estado. Quem sofre é a população de Santos, que precisa se deslocar para a cidade vizinha para contar com serviços como exame de corpo de delito e liberação de corpos, e de toda a Baixada Santista, pois o fechamento desta unidade sobrecarrega a de Praia Grande e seus profissionais, refletindo diretamente na qualidade do serviço oferecido”, concluiu.


Deputado estadual Tenente Coimbra


Legenda: Deputado estadual Tenente Coimbra
Créditos: Divulgação