28/11/2019

Incluir Treinamentos é uma das finalistas no Prêmio Nacional de Turismo 2019

Desempenhar um projeto de inclusão é mais do que garantir a inserção das pessoas com deficiência na vida pública, é implementar ideias inovadoras que promovam a igualdade entre os indivíduos, enfatizar as qualidades e capacidades e saber respeitar os limites de cada um. Foi partindo desse conceito que a Incluir Treinamentos, criada pela especialista em Intervenção Precoce do Autismo, Amanda Ribeiro, e pela a especialista em análise do comportamento e psicóloga, Maria Luiza Jordão, nasceu e está entre os cinco projetos finalistas do Prêmio Nacional de Turismo 2019.

A empresa, que por meio de treinamento exclusivo capacita profissionais de diversas áreas para que eles possam receber, atender e incluir crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em seus serviços, está concorrendo como iniciativa de destaque na categoria Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo.

Ainda não há dados oficiais no Brasil sobre autismo, mas a estimativa do IBGE é que aproximadamente 2 milhões de pessoas no país tenham TEA.

Ainda que não seja exato, Amanda Ribeiro ressalta que o número cresce a cada dia e que a discussão acerca dos direitos dos autistas se faz cada vez mais necessária. Ela, que é mãe do Arthur de 3 anos, lembra que durante uma viagem em família o filho não pôde participar das atividades do hotel porque os recreadores não tinham experiência com crianças autistas. “As empresas precisam conhecer, se adaptar e se preocupar com a acessibilidade dessas pessoas. Elas devem saber como atender, tratar e incluir as crianças com TEA em qualquer lugar que elas estejam. É com esse objetivo que criamos a Incluir”.

Para Maria Luiza Jordão, é importante falar sobre o autismo e suas particularidades a todo momento para que os treinamentos sejam assertivos. “É uma deficiência que não tem aparência física, as crianças dão pequenos sinais, como não olhar para a foto ou não responder alguns comandos dos pais. Sabemos que lidar com isso é um desafio, por isso que nos dedicamos tanto ao nosso projeto. Queremos que o maior número de colaboradores esteja capacitado para incluir essas crianças, principalmente quando estão fora do ambiente em que estão acostumadas”, reforça a psicóloga.

Para ser indicado como iniciativa de destaque ao Prêmio, os projetos precisam contribuir de forma significativa para o turismo brasileiro. No caso da Incluir Treinamentos, a ênfase é para a capacitação básica em autismo para profissionais do turismo. O blog Mamãe que Viaja, também de Amanda Ribeiro, está concorrendo na categoria Mídias Sociais. “Estou feliz e bem animada de estar entre os finalistas com dois projetos. É gratificante ver que iniciativas tão lindas e uma causa tão especial foi vista e reconhecida por pessoas importantes. Independente do resultado, nós já tivemos uma grande vitória”, diz Amanda.   

A cerimônia do Prêmio Nacional de Turismo 2019 acontece no dia 04 de dezembro, às 18h30, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A premiação não possui caráter comercial ou financeiro, apenas simbólico. Os vencedores de cada categoria levarão para casa um troféu e os finalistas, um certificado de participação.


Amanda Ribeiro e Maria Luiza Jordão, diretoras da Incluir Treinamentos

 

SERVIÇO
Prêmio Nacional de Turismo 2019
04 de dezembro, às 18h30
Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte -  MG
Incluir Treinamentos - Amanda Ribeiro e Maria Luiza Jordão - Sensibilização, Qualificação, Certificação e Formalização no Turismo.


Legenda: Amanda Ribeiro e Maria Luiza Jordão, diretoras da Incluir Treinamentos
Créditos: